Como nos convidar

Quem convida o Cinema Itinerante de Canudos, convida um encontro vivo com Canudos. Trazemos um programa completo para uma noite ou tarde inteira: o filme O Mar de Antônio Peregrino, além de teatro, cordel, música, histórias e artesanato do sertão. Tudo isto acompanhado dos melhores sabores da culinária de Canudos.

Você conhece um grupo de pessoas que gostariam de viver esta aventura? Você quer receber o nosso abraço, e se tornar o nosso anfitrião?

A idéia é bem simples. Você precisa de apenas 3 coisas:
– uma boa dose de entusiasmo
– um grupo de pessoas interessadas
– uma parede branca.
Providenciamos um guia completo para a divulgação, e todo o material necessário para você imprimir os teus próprios convites e cartazes. Também trazemos o equipamento necessário para transformar qualquer parede branca num cinema.

O Cinema Itinerante não traz um evento ou uma palestra, mas sim um encontro ou até uma festa. Pode ser feito em qualquer lugar: no teu quintal, numa escola ou universidade, museu, igreja, casa comunitária, centro de cultura ou a céu aberto. Quanto mais informal e mais próximo às pessoas, melhor será o encontro.

Entusiasmo
Um bom anfitrião do Cinema Itinerante tem a inspiração, o fôlego e o prazer de organizar um encontro com Canudos em sua localidade. O teu entusiasmo e compromisso são os motores que levarão a idéia a se tornar uma experiência especial para todos os participantes.

Quantas pessoas?
O número mínimo de visitantes vai depender de cada situação. Venha falar conosco.

A parede
Cor clara, de preferência branca. Altura mínima: 2,80 m Em falta da parede branca, podemos trazer uma tela.

A parte financeira
Um encontro com Canudos não tem preço, é um presente. Mas obviamente o nosso trabalho tem um custo. Não recebemos nenhum apoio institucional, e a sobrevivência da nossa iniciativa depende da renda do nosso trabalho. Mesmo assim, gostaríamos de não precisar cobrar entrada, e permitir que cada visitante contribua de acordo com a sua satisfação. Para que isto funcione, é essencial que a idéia seja comunicada de forma clara. Evitamos usar palavras como grátis, com doação, coleta ou contribuição, pois estas dão a impressão de que o nosso trabalho não custa nada, e que o visitante pode fazer uma boa ação e deixar um trocado. Dê de acordo com a tua satisfação significa que o nosso trabalho não tem só valor humano, mas também financeiro, e cada visitante é convidado a se perguntar: quanto é este valor para mim pessoalmente? Quem viu o filme entenderá que a história de Antônio Peregrino é uma história de partilha. No dia do encontro, explicamos a idéia ao público de forma simples e leve, sem que ninguém se sinta pressionado.
Instituições que dispõe de verba própria podem falar conosco para chegarmos a um acordo quanto à gratificação.
Para complementar a renda do Cinema Itinerante vendemos comes e bebes, DVDs, CDs, camisetas e artesanato de Canudos.

Duração
O programa inteiro dura em torno de 3 horas: um pequena introdução com teatro e cordel, seguida pelo filme (93 min.) e ao final, uma conversa direta com o público. Há também venda de comes e bebes do sertão, artesanato, DVDs, CDs, camisetas e livros.
A nossa equipe chega 3 horas antes do início, para preparar o espaço. No final, precisamos de 1 hora para arrumar o espaço.

Hospedagem
Para reforçar o encontro, preferimos ficar hospedados com pessoas da própria comunidade local. É uma forma viva de criar mais proximidade entre Canudos e o seu público. Dependendo do contexto, a equipe se compõe de 4 a 9 pessoas.
Em falta da parede branca, podemos trazer uma tela.

Você ainda tem alguma pergunta? Não hesite em falar conosco.
Lhe desejamos bastante prazer e êxito na organização de um encontro muito especial.

Com abraços de Canudos,

A equipe do Cinema Itinerante Mizailton, Delma, Josineide, Laeú, Luiz Carlos, Isadora, Francielle, Mendel & Susanne